Quem já teve ou procurou algum serviço de hospedagem de site por nuvem, sabe bem que é uma escolha a ser feita com muita cautela, e que ela determinará se o uso vai ser favorável ao bolso e ao seu projeto, ou se trará inúmeras preocupações e muita dor de cabeça.
A IBM Cloud é uma plataforma de grande destaque atualmente no mercado, que integra mais de 200 serviços ao cliente, com bom custo benefício, transparência e controle, e de quebra ainda fornece algumas ferramentas e cerca de 186 GB mensalmente de maneira inteiramente gratuita. Neste artigo, falaremos um pouco sobre o que é a IBM Cloud, alguns serviços oferecidos, e prós e contras da sua utilização como plataforma principal de Host.
O que é a IBM Cloud?
A IBM Cloud é uma das empresas de maior destaque hoje em dia, que oferece soluções em nuvem e armazenamento. Fundada em 2005 como SoftLayer, foi adquirida pela atual dona IBM por cerca de US$ 2 bilhões de dólares em 2013. Por sua qualidade de serviço de atendimento e variedade de serviços, foi nomeada em 2019 a melhor estrutura em nuvem.
Por entender que cada empresa é única e apresenta necessidades distintas, a IBM Cloud possibilita a customização de seus serviços para cada cliente, apresentando uma infraestrutura completa e de fácil acessibilidade para implementar, criar e gerenciar os projetos de cada cliente.
Diferenciais
O IBM se diferencia dos outros serviços apresentados em diversos níveis , o que justifica seu contínuo crescimento no mercado. Oferecendo alta segurança, transparência, excelente infraestrutura e facilidade de manuseio de plataforma, consegue competir lado a lado com plataformas fortíssimas como o Google Cloud.
Com relação a serviços, o IBM valoriza sempre a busca de melhores maneiras de se aproveitar os recursos que você já tem, como armazenamento, comunicações e memória. Já o GC trabalha mais com a possibilidade da chegada de um novo dispositivo que pudesse trazer um aproveitamento mais amplo dos transistores feitos de silício. Por sua linha de pensamento, a IBM está sempre aprimorando seus serviços e ferramentas oferecidos.
Serviços
A IBM Cloud une as plataformas PaaS, IaaS e SaaS num catálogo com mais de 200 ferramentas exclusivas da IBM e terceiros. Veja o que cada uma delas é capaz de fazer:
PaaS – É baseado na plataforma cloud open source , e permite que o desenvolver foque no que importa para o usuário permitindo que ele gerencie, crie e entregue várias soluções na nuvem.
IaaS– Dá acesso a todo tipo de recurso computacional como redes, armazenamentos ou servidores dentro da plataforma. Permite que o usuário gerencie sua infraestrutura pagando somente pelo que utilizar.
SaaS – Permite que o cliente use soluções feitas no modelo de subscrição, pagando apenas pelo consumo mensal. Dessa maneira, ele consegue acessar tanto os serviços da IBM quanto de terceiros.
Prós e Contras
Agora é o momento de mostrar alguns pontos positivos e negativos do uso da IBM Cloud:
Primeiro, os prós:
- Escalabilidade- Com a flexibilidade de pagar somente pelos serviços utilizados, o cliente consegue evitar gastos desnecessários;
- Eficiência- A variedade de soluções e excelência são um forte da IBM;
Por último, os contras :
- Faturamento – Não é incomum ver clientes relatando faturamento indevido sobre algum serviço. A IBM vem tentando solucionar esses problemas, mas é interessante ficar atento;
- Suporte ao cliente – Alguns usuários relatam ter tido muitas dores de cabeça ao tentar se comunicar com a empresa sobre problemas pontuais.
- Configuração – Mesmo sendo uma plataforma de fácil acesso, a configuração ainda pode confundir alguns usuários, sendo preciso às vezes contratar um profissional de T.I. para fazer isso.
E aí, sabia disso tudo sobre a IBM Cloud?
Deixe uma resposta