Google Cloud

Para obter sucesso e praticidade no processo de colocar em prática um projeto de site, blog ou E-Commerce, sabe-se que é necessário muita cautela na decisão de qual plataforma de serviços escolher.

O Google Cloud Platform (GCP) é uma boa opção atualmente na venda de serviços de armazenamento de dados com análise(data warehouse) e hospedagem de site. Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre o que é o Google Cloud, os serviços oferecidos, preços , e prós e contras da escolha dele como plataforma de hospedagem de site e suporte ao cliente.

O que é o GCP?

O Google Cloud é uma plataforma de hospedagem de blogs, sites e E-Commerce, que proporciona o acesso facilitado, segurança no armazenamento de dados e uso de aplicações. Por conta de tal velocidade, eficiência e escalabilidade, pode também ser um considerado um grande solucionador de problemas, e parceiro se tratando de estratégia de negócios.

Com atividades em cerca de 35 países e  mais de 130 pontos de presença espalhados por 61 zonas, o Google Cloud se faz presente em lugares de conectividade de banda larga altos e zonas de nuvens redundantes por meio de cabos submarinos, tudo isso para garantir um ótimo serviço e proporcionar a melhor experiência ao cliente. 

Diferenciais

Seus diferenciais podem ser nos quesitos de segurança, sustentabilidade e data centers eficientes, prezando pela proteção dos dados e segurança do usuário em várias camadas, pontos de presença no mundo inteiro, e apresentando  emissão zero de carbono.

O Google Cloud pode não ser o único a oferecer os serviços de armazenamento em nuvem, mas é um grande destaque por apresentar tantos serviços e obter um preço acessível. Uma pesquisa rápida mostra que com o Google Cloud você consegue obter mais IOPS que a concorrente  AWS por ⅓ do valor cobrado por eles. Quase sempre, quanto mais IOPS se tem, melhor o desempenho. 

Serviços

Além da hospedagem,  o GCP fornece também o app próprio Engine, CND, DNS e dezenas de outros serviços. Com  uma política de preços de  o cliente pagar somente pelas ferramentas que utiliza, sem custos iniciais e sem taxas de rescisão, proporciona ao cliente uma boa economia e liberdade para, se desejar, desativar os serviços sem nenhum custo adicional.

Ele oferece três estilos de serviços: Saas, PaaS e IaaS. Por meio deles, o cliente consegue economizar no sentido de não precisar adquirir todas as licenças, várias qualidades de acessibilidade e escalabilidade e a liberdade de não manter seu próprio hardware, reduzindo custos em energia e máquinas.

Prós e Contras 

Como qualquer outra empresa que presta serviços, o Google Cloud também possui pontos que se destacam positiva, e negativamente. Nesta parte do texto, vamos falar um pouco dos prós e contras da contratação do serviço.

Vamos começar falando dos prós de escolher o Google Cloud :

  • Segurança: Em questão de segurança, o Google Cloud pode ser considerado uma referência, pois há 15 anos guarda os dados de usuários em aplicativos como o Search e Gmail. 
  • Melhor custo benefício: Usando os serviços de nuvem do GCP, o cliente deixa de ter gastos de conservação de sistemas de hardware e servidores, já que é possível o aluguel desses serviços.
  • Credibilidade: É utilizado por grandes empresas como o Spotify, Ubisoft entre outros.

 Agora é a hora de mencionar os pontos negativos do GCP:

  • Dificuldade para definir o valor cobrado: Algumas pessoas podem ter dificuldade para formar um plano. O GCP fornece uma calculadora para ajudar o cliente com os valores cobrados.
  • Novo no mercado: O GCP surgiu depois de outras empresas de hospedagem de sites. Mesmo assim, sua popularidade mostra que não altera o bom serviço.

Já conhecia todas essas características do Google Cloud? Esperamos que você faça uma boa escolha de hospedagem para seu site!

Guia de Host

Um site sobre tecnologias web.

Categorias

Guia de Host 2020-2021 | Uma empresa do grupo Media Z