Amazon Web Services

A Amazon Web Services é uma plataforma que surgiu em 2006, e atualmente é uma das preferidas quando se menciona os serviços de nuvem privada e armazenamento de dados. Nesse artigo, apresentaremos tudo que você precisa saber sobre a empresa, os serviços oferecidos, preços, suporte e vantagens e desvantagens da utilização.

O que é a AWS? 

A AWS é uma plataforma que oferece serviços de nuvem privada, armazenamento de dados, distribuição de mídia e poder computacional. Com recursos incomparáveis e em constante crescimento, mostra que tem um motivo para estar entre os serviços mais famosos e com melhor avaliação.

A plataforma possui a maior rede de data centers do mundo, marcando presença em países como EUA, Brasil, Austrália, Japão e Cingapura. Seus serviços de computação por meio de nuvem possibilitam a substituição de custos com a infraestrutura, e livra as empresas do trabalho de precisar desenvolver e planejar com antecedência os servidores e ou outras infraestruturas da Tecnologia da Informação, dando a elas a possibilidade de rodar milhares de servidores em questão de minutos. 

Serviços Oferecidos 

A AWS organiza atualmente seus milhares de serviços em duas classificações principais: Os Foundations Services(Serviços Fundamentais), e os Platform Services( Serviços de Plataforma). Os Foundations Services são a parte de serviços computacionais, onde há rede, armazenamento e o banco de dados, e os Platform Services são serviços mais específicos e sofisticados, voltados para mensageria, biblioteca, e talvez não seja muito seu foco.

Com relação a valores, eles variam de acordo com os serviços que o cliente precisa para executar seu projeto de maneira mais eficiente, e por isso o cálculo pode ser um pouco confuso para o cliente. No geral, o pagamento pode ser feito online com cartão de crédito, e há suporte online 24 horas caso ocorra algum problema de execução(mesmo não ocorrendo com frequência).

Diferenciais

A AWS possui é muito diferente das outras empresas que oferecem serviços de hospedagem com nuvem. Podemos começar destacando sua vasta experiência nos nesse tipo de serviço, já que foi uma das primeiras empresas a trabalhar com esse modelo. 

Além disso, é a empresa com a maior rede de data centers do mundo, e continua crescendo e aprimorando os seus serviços para dar mais qualidade aos seus usuários. Há 10 anos é líder da participação do mercado da nuvem em IaaS, e mesmo com preços ás vezes não tão favoráveis, continua crescendo por conta de tamanha qualidade de serviço e dedicação em melhorar a experiência do usuário. 

Prós e Contras

Depois de apresentar os principais serviços da Amazon Web Services, devemos listar alguns pontos positivos e negativos a serem considerados antes de tomar a grande decisão de adotar a plataforma para o seu site:

Prós

Primeiro, vamos listar alguns prós de se ter os serviços da AWS:

  • Variedade de serviços: A AWS é perfeita para web e cargas de trabalho,  e até mesmo migração de data center.É sem dúvidas, a empresa que fornece o maior número de serviços quando se fala de computação e armazenamento disponíveis no mercado.
  • Preço: Mesmo com centenas de funcionalidades, você só paga pelas ferramentas que utiliza, sendo assim mais econômico.
  • Credibilidade: Hospeda empresas como Netflix, CVC e Ifood. 

Contras

Agora, vamos apresentar o que poderia ser considerado por alguns um problema na utilização:

  • Dificuldade de acesso: Por existirem vários serviços disponíveis e variáveis, muitas vezes é necessário a presença de um técnico para configuração.
  • Preço: A política de pagar pelas ferramentas que se utiliza é um ótimo meio de economizar, mas no geral os serviços da AWS são um pouco mais caros. Contudo, pela infraestrutura fornecida, é compreensível. 

Faça o teste você mesmo e nos conte o que achou!

Guia de Host

Um site sobre tecnologias web.

Menu

Guia de Host 2020-2021 | Desenvolvido por Azarod Web Services